Conheça sobre Aedes do Bem
Uma solução inovadora, segura e altamente eficaz no combate ao Aedes aegypti
Sobre a nossa Tecnologia
A Aedes do Bem™ oferece uma solução direcionada, não tóxica e ambientalmente sustentável para o controle de pragas que transmitem doenças. Insetos machos do Bem™ carregam um gene autolimitante que, quando transferidos, impede que suas descendentes fêmeas sobrevivam até a fase adulta.
Com lançamentos regulares de insetos machos do Bem™, o número de filhotes – especificamente a prole feminina – é reduzido, resultando em uma diminuição na população de insetos-praga. Os machos do Bem™ e descendentes da prole resultante, portadores do gene autolimitante, podem ser rastreados por meio do gene marcador fluorescente contido neles.
Benefícios
- Preciso: Não atinge outra espécie, não prejudica qualquer outro inseto benéfico.;
- Ambientalmente sustentável: essa tecnologia não utiliza produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente e não possui efeito nocivo sobre espécies benéficas.;
- Não persistente: O sistema autolimitante significa que o “gene autolimitante” não poderá se estabelecer no ecossistema.;
- Não tóxico: As proteínas dos genes introduzidos não produzem toxinas ou alergênos, tornando-as seguras para uso em qualquer ambiente.;
- Escalável: A tecnologia de produção inovadora é desenvolvida com potencial de criação eficiente dos machos do Bem™ em larga escala.;
- Flexível: A solução do Bem™ pode ser usada como parte de programa de manejo de praga e podem ser usada como solução independente.
O Gene Autolimitante
O gene autolimitante está no centro do método desta tecnologia para controle de pragas e é adaptado para funcionar de maneira ideal em cada espécie-alvo. Quando o macho do Bem™ é solto e se reproduz com as fêmeas nativas, seus descendentes herdam uma cópia do gene autolimitante. Esse gene interrompe o funcionamento adequado das células dos insetos ao produzir em excesso uma proteína, interferindo na capacidade das células de produzir outras proteínas essenciais necessárias para o desenvolvimento. Isso interrompe o desenvolvimento normal do inseto e a capacidade de sobreviver até a idade adulta.
Esse gene foi adaptado para funcionar apenas em fêmeas, para permitir a produção em larga escala apenas de machos do Bem™ e para atingir a fêmea da praga, que geralmente é a mais prejudicial.
Esse gene autolimitante pode ser desativado com um antídoto chamado tetraciclina; Os Aedes do Bem™, mosquitos machos da espécie Aedes aegypti, foram projetados em 2013 e, desde então, temos criado a cepa desses mosquitos originais!
O Marcador Fluorescente
Um gene marcador também foi introduzido em nossos insetos; produzindo uma proteína fluorescente chamada DsRed2. Essa proteína é encontrada em todo o corpo das larvas, pupas e adultos, e brilha sob uma luz especial. A DsRed2 não é tóxica, não é alergênica e também é herdada por todos os descendentes.
O marcador fluorescente é essencial para um programa de controle, pois permite examinar facilmente as pragas juvenis do campo e, entre elas, identificar os filhotes de nossos machos do Bem™. Esta é uma ferramenta valiosa para rastrear o desempenho dos machos do Bem™ no campo, fornecendo-nos dados para adaptar nossas liberações e garantir que alcancemos a supressão ideal de pragas.